Skip to content Skip to footer

Building's like trees, cities like forests.

William McDonough

Madeira, o material sustentável do século XXI (e de todos os anteriores)

Assentes numa laje sanitária ou numa estrutura de madeira suspensa e elevada acima do solo, as paredes podem ser aligeiradas e protegidas por placas impermeáveis, impermeabilizantes, barreiras de vapor e devidamente isoladas com cortiça, fibra de madeira ou lã de rocha. Os acabamentos exteriores das paredes podem ter o aspeto de uma construção tradicional (SATE com reboco, cal, etc.), ou podem ser uma fachada ventilada em madeira ou outro material.

A estrutura da cobertura é feita de madeira lamelada sobre a qual são colocados os painéis de acabamento e apoio, o isolamento, o sistema de ventilação da cobertura (para evitar o sobreaquecimento) e o acabamento da cobertura, que pode ser de telha plana ou curva, zinco, paisagística, etc.

Estructura de madera
Trabajador madera

Custom designs

Benefícios da construção em madeira

Robustez

A madeira tem uma resistência comparável ao aço em relação com o seu peso
A madeira tem uma resistência comparável à do aço em relação com o seu peso e comporta-se melhor em incêndios, já que colapsa mais lentamente. Estas propriedades mecânicas fazem-na ideal para estruturas estáveis, funcionando uma árvore como uma viga embutida que suporta tensões, flexão e compressão desde a copa até as raízes.

Leveza

Permite reduzir a dimensão da cimentación e a menor espessura do muro decorrente
O seu escasso peso (até um 75% inferior ao tijolo, por exemplo), permite reduzir a dimensão da cimentación e a menor espessura do muro decorrente (até um menos 40%), como a capa de isolamento é mais delgada, o que, além disso, aumenta a superfície útil do edifício.

Isolamento

Tem uma capacidade isolante cinco vezes superior à do tijolo
A madeira tem uma capacidade isolante cinco vezes superior à do tijolo (e muitíssimo menor peso), o que nos protege tanto do frio como do calor.

Superfície útil

A capa de isolamento é mais delgada, o que aumenta a superfície útil do edifício
O seu escasso peso (até um 75% inferior ao tijolo, por exemplo), permite reduzir a dimensão da cimentación e a menor espessura do muro decorrente (até um menos 40%), como a capa de isolamento é mais delgada, o que, além disso, aumenta a superfície útil do edifício.

Saúde

Devido à sua capacidade para regular a humidade relativa
Os materiais de uma casa devem "respirar". Por isso, uma casa de madeira é mais saudável que uma de outro material, devido à sua capacidade para regular a humidade relativa.

Silêncio

É um material absorbente do som e que evita reverberaciones
Embora não se possa considerar à madeira como um isolante acústico, sim é um material absorbente do som e que evita reverberaciones, de modo que o silêncio se faz evidente ao entrar em uma morada que utilize este material em chãos, paredes e/ou tetos.

Falsedades sobre a madeira

Não é segura em caso de incêndio.

Não é mais perigosa do que outros materiais de construção. Arde a uma velocidade lenta de 400°C e não se desmorona subitamente, mas perde secção e resistência, o que não acontece com outros materiais como o aço.

Apodrece

Desde que se tenha cuidado na escolha da madeira, na sua conceção e no seu tratamento, esta pode durar séculos. Veneza manteve-se durante séculos sobre uma floresta de pilares submersos na água.

Precisa de muita manutenção

Todos os materiais necessitam de cuidados. A diferença é que os materiais naturais envelhecem e ganham beleza, como a madeira, e não a perdem, como os materiais sintéticos tendem a fazer.

É muito cara.

O custo das estruturas é semelhante ao que seria necessário para o aço ou o betão e, a médio e longo prazo, é claramente mais rentável devido à poupança em aquecimento e arrefecimento em comparação com outros materiais de construção. Isto sem contar com os custos ambientais de outros materiais, pois não há material de construção mais sustentável e económico do que a madeira.

Outras vantagens

A construção em madeira permite a realização de obras de alta qualidade num período de tempo muito curto, em comparação com a construção tradicional. É uma construção a seco, o que evita muitos tempos de espera para secagem ou cura. Para além da rapidez de execução, permite também uma precisão e rigor inviáveis noutros materiais, o que evita os habituais erros de execução em obra.

A madeira evita o consumo de recursos não renováveis e a geração de resíduos poluentes. A sua produção, uso e final de vida útil são um exemplo do que hoje chamamos economia circular.

Sistema misto

Sistema que combina paredes estruturais sobre uma laje sanitária ventilada e acessível (para manutenção das instalações), com uma estrutura de cobertura de madeira laminada com várias opções de acabamentos: telhas planas ou curvas, zinco, cobertura verde, etc.

Este sistema baseia-se numa estrutura de paredes estruturais termoargilosas (bloco térmico de alto desempenho), sobre as quais podem ser construídos vários tipos de fachada com uma elevada espessura de isolamento no exterior e com vários acabamentos que permitem que a casa “respire”: cal, pedra, zinco, etc.

A cobertura assenta numa estrutura de madeira laminada que suporta o isolamento, o sistema de ventilação do telhado (para evitar o sobreaquecimento) e o acabamento do telhado, que será em telha plana ou curva, zinco, paisagístico, etc.

As paredes divisórias interiores podem ser feitas de termoargila, tijolo ou painéis de fibra de gesso de alta qualidade.

As opções de carpintaria exterior e interior, o tipo de instalações, os sistemas de aquecimento e de refrigeração são variados e serão concebidos em função das necessidades, do tipo de utilização (esporádica ou permanente), etc.